30 de julho de 2009

"E", de dEsculpEm nunca mais tEr Escrito

O último post tem mais de um ano, pelo que já estou só mesmo a escrever para mim, merecidamente. Saltei o “d”, o “e” e o “f” e, numa tentativa rasca de redenção, vou começar por uma dessas letrinhas.


Estrambólico: sinónimo de extravagante, esquisito, estapafúrdio, excêntrico … espiclondrífico. Estranhamente todos os sinónimos começam pela mesma letra o que é um pouco invulgar! Será que a letra “E” tem qualidades e curiosidades escondidas? Não sei se existe um equivalente da numerologia para letras mas se houver gostaria muito de o consultar nesta matéria.


Este post é dedicado a todos os estrambólicos, os ex-cêntricos que se afastam do centro da circunferência, normalmente ao mesmo tempo que tentam encaixar um quadrado num círculo. Claro que quase nunca corre bem mas enquanto se vai tentando o mundo muda um bocadinho!


Usa roupa estrambólica, come comida esquisita e tem pensamentos estapafúrdios! E se alguém te acusar de tentares ser extravagante diz-lhe que não, que estás só a ser espiclondrífico.


Afinal de contas … as pessoas sisudas normalmente têm qualquer coisa de muito errado nelas não é?!

5 comentários:

eustáquio disse...

Espiclondrífico para mim é quase impronunciável!, confesso. Precisamente no "-clon" há de se estar muito atento para não ter cãibra na língua.
Sobre a recorrência de palavras esdrúxulas, esquisitas, estranhas começadas por "e", creio que isso se deve sobretudo ao prefixo "ex-", suas variações e sua aplicação por analogia. "Ex-" tem um sentido básico vago de: "que sai do interior para o exterior", assim como o de: "que excede, que é intensivo".
Acho que assim fica, pelo menos em parte, ex-plicado (< plicare = dobrar). Logo explicado seria "plano", "estendido" como uma toalha que se põe sobre a mesa.
Aliás, nosso "chegar" não é outra coisa senão o "plicare" após algumas alterações fonéticas. "Plicare" era usado pelos marinheiros quando aportavam nalguma parte e dobravam as velas, e assim chegavam ao seu destino.

Tóbé disse...

ESPICLONDRÍFICO!

Joana disse...

Tentar colocar um quadrado num círculo... Ou por outras palavras: descrever onde se situa o café Magólia. "É ali no Campo pequeno, no quadrado à volta do círculo!"

Rodrigo disse...

"as pessoas sisudas normalmente têm qualquer coisa de muito errado nelas não é?!"

É verdade.

Rodrigo disse...

"as pessoas sisudas normalmente têm qualquer coisa de muito errado nelas não é?!"

É verdade.